terça-feira, 13 de maio de 2014

Irmão Riba se despede do “sistema” religioso evangélico contemporâneo e dissemina sua visão para um novo modelo de cristianismo no século 21

Irmão Riba Gonçalves  / 2014
Em princípio, o ativista da cidadania, webjornalista e blogueiro que exerceu uma função informal de evangelista na igreja evangélica aproximadamente há 29 anos, segundo ele, estar rompendo com o velho sistema religioso implantado na “marra” por Martinho Lutero e seus "amigos" no século XVI e criará, não, uma igreja (institucional), mais sim um movimento evangelístico e de comunhão fraternal com seus futuros irmãos “neoevangélicos”. O visionário afirma que não tem nenhuma pretensão de reformar nada na atual conjuntura cristã, segundo sua concepção a igreja evangélica é irreformável. Neste contexto, a proposição deste movimento será tão somente o de esclarecimentos massiçamente aos cristãos sobre os últimos acontecimentos da igreja de Yeshua (Jesus) aqui na terra.

“Ideias importantes são primeiramente ridicularizadas, depois atacadas e finalmente absorvidas”.-Schopenhauer

Agradecimentos & Reconhecimentos

Há um pouco mais de quatro anos eu estive recluso dentro de mim em relação a concepção religiosa adquirida durante 29 anos de minha vida cristã,  Por conseguinte, nesse período me pus a refletir sobre a contextualização da igreja evangélica semi-reformada com suas ramificações neopentecostais, bem como sobre o sistema de prosperidade da badalada igreja celular (modelo G12). Foram dias difíceis e de profunda reflexão sobre minha fé em um Deus que supunha eu, e quiçá, observava todo comportamento da igreja evangélica contemporânea taciturno e indiferente com os seus eleitos entregues a movimentos sutis de inovações gospel e influenciados por pseudos restauradores do século 21. Mas o “El Raí” (Deus que tudo vê) estava ali a observar tudo com muita tristeza, bem como decepcionado com sua amada igreja.  Conquanto, uma semente foi plantada dentro do meu coração numa igrejinha evangélica em 1985. Esta semente brotou, e cresceu alicerçada na palavra genuína do grande Elohim, o eterno, e hoje sou grato a todos; primeiramente ao Deus todo poderoso o YHWH, o qual me parecia inalcançável conforme a visão horizontal que me foi passada ao longo desta caminhada rumo a terra prometida. (Sião Celestial)

Agradeço também aos meus queridos irmãos cristãos, especialmente os evangélicos semi-reformados que me acolheram com amor fraternal, claro! no entendimento que lhes foi repassados pelos pais da igreja protestante semi-reformada do século XVI. Quero destacar a visão cidadã que adquiri nesse ínterim, num período de mais de “13” anos na escola diária da vida militando nos movimentos sociais, políticos e culturais, os quais, me deram uma visão real do funcionamento geral da sociedade contemporânea. Durante esta jornada, procurei também compreender porque a igreja cristã, especialmente a evangélica semi-reformada chegou nesse estágio de apostasia generalizada atual, onde os valores cristãos estão sendo substituídos pelos valores seculares implantados sutilmente no seio desta igreja.(eu sempre esperei uma igreja separada do mundo mais me decepcionei, que,pena!)

Cheguei a uma conclusão realista que isso era, senão, a apostasia na igreja, e por mais que eu sinta falta ocasionalmente da comunhão com os meus muy  queridos irmãos evangélicos, não posso mais compartilhar os mesmos sentimentos inocentes da espera por um paraíso fantasioso convosco!. É verdade irmãos, vivi “alienado ao sistema religioso sutilmente”  antes de conhecer a igreja como ela estar no século 21. A distancia da instituição eclesiástica formal por um pouco de tempo me fez aproximar mais e mais do Deus YHWH, o eterno. Agora os meus olhos veem o invisível e simplesmente descobri que ele também é palpável e estava todo tempo aqui dentro de mim através do Kadosh (Espírito Santo) “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada (Jo 14,23)”. Não poderia mais continuar iludido, omisso e achando que a festa estava maravilhosa e iria varar a madrugada das ilusões eternas,  é sabido que a verdade estar oculta e trancada a sete chaves dentro do sistema religioso humano e são poucos que rompem seus grilhões. Pois a igreja cristã, especialmente a evangélica semi-reformada em sua grande maioria,  já aderiu ao sistema mundano capitalista e místico que tem um deus estranho no seu comando, o   GADU o qual faz tropeçar pelo caminho muitas ovelhas incautas de Yeshua (Jesus). Doravante, estarei ampliando a visão sobre o cristianismo messiânico baseado na proposta da igreja do século I,  através de um movimento evangelístico e espiritual “não institucional” “Casa de Yeshua” (o qual socializaremos posteriormente). Não tenho a pretensão de tentar, restaurar e/ou reformular o irreformável como muitos por ai neste país, quero tão somente ajudar a salvar alguns como se fosse pelo fogo  (acabou, salve-se quem puder!)  pois o tempo é exíguo para a igreja espiritual do messias colocar azeite em sua candeia antes que chegue o grande dia mau. Me proponho tão somente...e agora como um “Neoevangélico” contextualizado, fazer a minha parte como cristão em benefício da igreja espiritual de Yeshua (Jesus)  até o fim!.

                                                                                          Irmão Riba Gonçalves
                                                                                         
                                                                                         Seja o que Deus quiser!

GLOSSÁRIO:
Neoevangélico: Novo Evangélico do Século 21, aquele (a) que sai dos evangélicos e permanecem sustentando sua fé no messias Yeshua (Jesus)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário