sexta-feira, 26 de junho de 2015



A Ong Ide Livre gerida pelo ativista da cidadania e blogueiro webevangelista irmão Ryba Gonçalves, estar reativando o serviço de saúde de apoio a pessoas vivendo com Aids (PVHA) em Araguaína Tocantins.

A instituição privada do terceiro setor vem desenvolvendo um trabalho social e de saúde, especialmente em relação ás drogas e ás Dst/aids desde 1990. Segundo  o presidente da Ong irmão Ryba Gonçalves,  o novo serviço de apoio ás pessoas vivendo com Aids na cidade, é a continuidade da assistência anterior que estas pessoas vinham recebendo de uma outra Ong/Aids parceira, mas que fora abortado por motivos fúteis de alguns (uma) gestores públicos insensíveis a este grupo de pessoas vulneráveis desta região Amazônica.

De acordo com o irmão Ryba, “Novamente eu fiz uma solicitação deste serviço  para a secretaria municipal de saúde,, e desta vez, enfim, o secretário Dr.Jean Coutinho de comum acordo com o prefeito municipal Ronaldo Dimas, bem como o presidente da câmara municipal da cidade vereador Marcus Marcelo, seus pares e outros, acolheram a proposição da reativação deste serviço tão necessário para o nosso município, assim como para toda região do sul do Pará, Maranhão, e sul do Piauí” Como vemos, o projeto da casa de apoio PVHA CTD-IDE LIVRE é consistente e viável na atual conjuntura da saúde regional .tocantinense.

Conforme o organizador da reativação deste serviço irmão Ryba, todo o processo de implantação será realizado dentro da visão da cidadania,  buscando parceiros para o desenvolvimento desta casa de apoio no modelo de albergado. Um dos primeiros apoios recebidos pela Ong foi a liberação de um imóvel desativado da secretaria municipal da saúde de Araguaína no regime de comodato. No local funcionou um serviço precário de farmácia e de odontologia fora das normas técnicas e sanitárias  da saúde, diz o proponente do serviço.

Para a efetivação de todo projeto da Casa de Apoio PVHA em Araguaína, a Ong, busca parceiros em todas ás áreas afins para o seu desenvolvimento diário. A casa oferecerá acolhida de três (03) dias para a sua clientela com alimentação, no primeiro momento atenderá até 8 pessoas, assim como realizará atividades terapêuticas com profissionais da psicologia e monitores sociais das áreas lúdicas e sociais. Além destes serviços, a casa também oferecerá apoio através de assistentes sociais para o acompanhamento dos soros positivos em suas consultas & outros na rede municipal da saúde, bem como assistência aos seus familiares, especialmente aos residentes em Araguaína.

O ativista da cidadania e webevangelista irmão Ryba Gonçalves vem realizando o seu “Ministério” (se é que possa ser considerado assim!),devagarinho e sempre como o mineirinho de Frutal há mais de 30 anos em Tocantins, especialmente na cidade de Araguaína...pasmem amigos!  “voluntariamente”. O blogueiro nos disse ainda que ele e outros de sua equipe já participaram de dezenas de treinamentos, fóruns, conferências e oficinas de saúde  em Tocantins e Brasília, em conjunto com os mais destacados ativistas da área das Dst/Aids e redução de danos do país.

De acordo ainda com o ativista, a implantação da casa de apoio PVHA de Araguaína será realizada sem afobação e holofotes de visibilidades. Pois o mais importante na proposição vigente da Ong,  não é quem estar na presidência e/ou ajudadores, mas sim, aquele (a) que será o objeto de apoio, o qual precisa de compreensão, dignidade e amor fraternal de todos, pois a sua enfermidade não é um castigo divino, como muitos apregoam por ai tentando colocar Deus como um carrasco da humanidade, devido simplesmente esta epidemia atacar em princípio.o grupo LGBT, entretanto, hoje em da, o público heterossexual, inclusive "Santo do pau Oco"...são os mais vulneráveis e onde  se encontram os maiores índices de soros positivos do país.

Para socializar o serviço da casa de apoio PVHA CTD-IDE LIVRE de Araguaína, a Ong coloca a disposição de todos a sua proposta de saúde no modelo albergado para esta mesoregião da Amazônia legal, bem como para o país.
Um dos coordenadores do projeto o webevangelista irmão Ryba Gonçalves que tem experiência na área da saúde preventiva sobre ás drogas, redução de danos e prevenção ás Dst/Aids, vem conclamar a sociedade tocantinense, bem como da região,  para ajudar a “cuidar” de fato de nossos semelhantes, independente da cor, raça, opção sexual e/ou  religiosa. E como cristãos, irmão Ryba acredita que a igreja precisa sai do discurso vazio,  parar de “demonizar” o seu próximo e demonstrar o verdadeiro amor de Deus, acima do preconceito religioso institucional ainda presente em muitas denominações evangélicas e cristãs deste país..


Nenhum comentário:

Postar um comentário