terça-feira, 20 de setembro de 2016


Ricardo Gondim

No calor da Constituinte de 1988, o Jornal do Brasil publicou um longo texto com denúncias gravíssimas sobre o comportamento da então incipiente bancada evangélica. Religiosos estariam aliados à direita no chamado Centrão. Havia indícios de que evangélicos estariam se vendendo por emissoras de rádio, cargos para apadrinhados de pastores e por dinheiro. Segundo o jornal, os interesses maiores do país ficavam em suspensão para que as igrejas ganhassem o direito de “transmitir a Palavra de Deus”. Eles queriam, assim, salvar o Brasil. Naquela época, pensei comigo mesmo: a aventura evangélica na política será um desastre, uma tragédia.

Aquela bancada era, relativamente, pequena; entretanto, a paranóia que justificava sua existência, enorme. Corria, nas congregações, o boato de que a Igreja Católica desejava mudar a Constituição para favorecê-la. Era, portanto, uma questão de sobrevivência. Os crentes precisavam ter o maior número de políticos para fazer frente à sanha do Vaticano de comandar o Brasil. Obviamente, tais rumores eram falsos – tão fajutos como um relógio Rolex de 25 reais. Na avidez no poder, nenhum pretexto é sórdido demais e nenhuma mentira, nefasta demais.


Depois, o Brasil se viu dividido entre Collor e Lula. Já em 1989, pastores, bispos e missionários passaram a identificar o nordestino sindicalista como o “sapo barbudo comunista”. Edir Macedo não aliviou. Sua metáfora era peçonhenta: “O diabo tem quatro dedos na mão e a língua presa”. Anos depois, já no governo petista, o discurso do medo tornou-se menos negativo. Agora, para fermentar a candidatura de evangélicos – na verdade, meninos e meninas de recado de caciques denominacionais – propagandeava-se: “O Brasil precisa de homens e mulheres convertidos e batizados. Os santos, em cargos importantes, salvarão a pátria”. MAIS NO MENU ARTIGOS (CLIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário