quinta-feira, 15 de dezembro de 2016



 CRISTIANISMO, JUDAÍSMO MESSIÂNICO E YISRAELITAS NAZARENOS

I – OBJETIVO
Como muitos em nosso meio possuem interesse sobre o movimento de restauração da fé original, mas pouco conhecem a respeito de Judaísmo Messiânico e menos ainda a respeito dos Yisraelitas Nazarenos, resolvi fazer este pequeno estudo comparando as diferentes posições teológicas do Cristianismo, Judaísmo Messiânico e Yisraelitas Nazarenos. O objetivo não é discriminar crença alguma, mesmo quando discordamos dela, mas sim que possamos entender um pouco melhor até onde somos iguais, e até onde somos diferentes, e por que.

II – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Muitos estão sempre prontos a criticar qualquer estudo que use de generalizações. Contudo, a generalização é absolutamente necessária para que possamos entender os movimentos. Sabemos que sempre haverá grupos que fugirão ao padrão aqui descrito, porém é impossível relatarmos todas as possíveis e imagináveis crenças de cada grupo.
Para efeito deste estudo, utilizamos os seguintes padrões: Entendemos como “padrão” para o Cristianismo o Protestantismo clássico da Reforma. Para o Judaísmo Messiânico, tomamos como padrão a “MJAA” (Messianic Jewish Alliance of America). Para os Yisraelitas Nazarenos, tomamos como padrão a “NYA” (ALIANÇA NETSARIM YISRAELITA). Reconhecemos que haja variações mesmo dentro de cada movimento, e algumas destas variações mais relevantes foram mencionadas. Porém é impossível aqui relatarmos todas elas.

III – ESTUDO COMPARATIVO

1 - A “IGREJA”

- O Judaísmo Messiânico vê a “Igreja” como uma entidade distinta do “povo de Israel” (i.e. os judeus) e predominantemente “gentílica”. Ambos formariam o “corpo do Messias”, mas permaneceriam distintos e sempre haveria esta distinção pelo menos aqui na terra (não renovada)...(Continue lendo Menu Tratados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário